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domingo, 5 de março de 2017

Objetivos Gerais no Ensino da Sociologia*


Principal
Contribuir para desenvolver as habilidades cognitivas (processo mental de percepção, raciocínio) para compreender a seguinte distinção: a diferença entre o que as pessoas, grupos ou governos definem como problema social e o que os sociólogos chamam de problema sociológico. Na definição do problema social, estamos diante da realidade cotidiana do cidadão.

Secundário
Adquirir o necessário distanciamento da percepção do senso comum. Isto implica desenvolver uma atitude de “estranheza” frente às práticas da vida cotidiana trazendo, como consequência, a “desnaturalização” das concepções rotineiras de realidades sociais, permitindo que se possa desenvolver uma nova visão, de natureza sociológica, reconhecendo em nossas ideias comuns sobre a vida social a marca do viés próprio a cada cultura e as condições do tempo histórico em que se situam.
Apresentar conceitos, teorias e doutrinas que fornecem a identidade da Sociologia vista como disciplina científica. É neste celeiro teórico, especialmente o dos autores clássicos, que iremos buscar as ferramentas que auxiliam na formação de uma atitude de distanciamento cognitivo  em relação ao mundo em que estamos imersos.

* Objetivos segundo o Parâmetro Nacional Curricular da Sociologia para o ensino médio.