Arquivo do blog

terça-feira, 27 de junho de 2017

A Sociedade Industrial (aula 1º´s anos)


Como vimos, a nova que surge, a "sociedade industrial", esta fundamentada em alguns elementos, dos quais destacamos o Cientificismo, o Contrato Social, a Razão e o Eurocentrismo.

Cientificismo: crença no poder absoluto exclusivo da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis naturais. Seriam a base da regulamentação da vida do homem, da natureza como um todo e do próprio universo. 

Positivismo (Augusto Comte 1798-1857)

Concebia a sociedade como um “organismo” constituído de partes integrantes e coesas que funcionavam harmonicamente, segundo um modelo físico/mecânico. [ “Física Social” ]

Primeira tentativa de construir o objeto estudo, pautar seus métodos e elaborar seus conceitos à luz das ciências naturais.

Darwinismo Social
Cientistas sociais positivistas – combinam as concepções organicista e evolucionista inspirada em Darwin.

Charles Darwin (Teoria da Evolução das Espécies) – As diversas espécies de seres se transformam continuamente com a finalidade com a finalidade de se aperfeiçoar e garantir a sobrevivência. Para isto, os organismos criam formas mais complexas e avançadas de existência que pela “competição natural”, sobrevivem os mais aptos e evoluídos.

Críticas – Transposição de conceitos físicos e biológicos para o estudo das sociedades e das relações entre essas.
Émile Durkheim (1858-1917)
Pai da sociologia acadêmica sistematizou, definiu e aplicou a Sociologia nos espaços acadêmicos da França, no final do séc. XIX.
Europa e a França da 2ª metade do séc. XIX viviam grandes conflitos sociais, com a ocorrência de diversas insurreições e revoluções.

Afirmava que as sociedades são regidas por uma “consciência coletiva”, expressa em “fatos sociais”. Que a sociedade esta na cabeça de cada indivíduo e de todos ao mesmo tempo. A sociedade molda o homem, seus comportamentos, atitudes, ideias e ações.

Fatos Sociais – são os modos de agir dos indivíduos que são introjetados na mente de cada um de nós , exercem coerção (coercitividade), são comum a todos os indivíduos (generalidade), encontram-se também fora deles (exterioridade. Quando uma pessoa nasce, ela encontra fatos sociais já estabelecidos coletivamente, que a seguirão pela vida r que se manterão depois de sua morte.

Consciência Coletiva – O modo como esses fatos são representados na vida de cada um de nós é que definem o que se chama de consciência coletiva. Ela se manifesta através da cooperação entre os indivíduos, ou seja, a divisão social do trabalho. Esta cooperação é dividida em “solidariedade mecânica” e “solidariedade orgânica”.

Solidariedade Mecânica – é típica daquelas sociedades nas quais a divisão do trabalho social é pouco diferenciada, onde todos fazem tudo, se distinguindo somente em alguns papéis sociais em função do gênero (se homem ou mulher) ou de acordo com a idade. Segundo Durrkheim, sociedades que chamou de tribais, com pouco desenvolvimento tecnológico e que exerce poderosa influência sobre os indivíduos.

Solidariedade Orgânica – é típica das sociedades nas quais a divisão do trabalho social é mais diferenciada e complexa, onde os indivíduos estão juntos por fazem coisas diferentes – são interdependentes. São sociedades industriais, com muitas especializações e divisão profissional do trabalho.

FONTE: "Sociologia para Jovens do Século XXI"